Tribuna Livre

logo tribuna livre

Por iniciativa do então vereador petista, Jorge Luiz Gonçalves da Silva (GAMBAL), foi criada através da Resolução n° 32-A, subscrita pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Sapucaia, vereador Paulo Ferreira Coelho, em 13 de dezembro de 2004, a TRIBUNA LIVRE.

Neste espaço, os segmentos representados pela sociedade civil tem a oportunidade para exposição de fatos, debates de matéria de interesse geral, ou reivindicação de soluções em defesa de projetos, ou até pela manutenção de um posicionamento contrário às questões abordas pelo legislativo municipal.

Os requerentes da TRIBUNA LIVRE devem representar um respectivo segmento, como por exemplo: partido, sindicato, igreja, organizações não governamentais, associação de moradores, ou afins.

Para utilização da TRIBUNA LIVRE é preciso respeitar as seguintes regras:

  • Fazer a inscrição para utilização do espaço até 02 (duas) horas antes do início das Sessões Ordinárias da Câmara Municipal, que tem início às 16:00 horas, apresentando documento que o habilite como representante do segmento, mencionando obrigatoriamente o assunto, podendo designar o (a) orador (a) que fará uso da palavra. Será permitida a inscrição de no máximo 02 (dois) representantes de segmentos ou entidades por Sessão (Reunião), prevalecendo as 02 primeiras inscrições protocoladas na Secretaria.
  • Estar vestido com roupa compatível com o ambiente solene em que será realizada a Sessão;
  • Utilizar a Tribuna somente para abordar o tema ao qual se inscreveu;
  • Falar por apenas 03 (três minutos) podendo este período ser estendido, por concordância da maioria do plenário;
  • Não utilizar de linguagem incompatível com o decoro parlamentar , podendo o (a) orador (a) ter a palavra, imediatamente, cassada, se for constatada anormalidade em seu comportamento;

Observações:

  • Após o termino da utilização da palavra o (a) orador (a), poderá ser interpelado (a) por qualquer dos vereadores, para indagações ou respostas às questões em pauta, cabendo ao mesmo, o tempo de 01 minuto para réplica.
  • A Tribuna Livre não funcionará nos meses de recesso.