Trem Turístico Rio Minas, que ligará Três Rios a Cataguases, será exibido em Sapucaia

Evento que fará o lançamento do mapa turístico da cidade acontece na próxima quarta-feira (11/04).

Na próxima quarta-feira (11/04) o trem Turístico Rio Minas será exibido pela primeira vez em Sapucaia durante o lançamento do mapa turístico da cidade.

A Casa de Cultura Manoelina Vieira Francisco, antiga Estação Ferroviária de Sapucaia, será palco da primeira apresentação do trem reformado que deve circular a partir do segundo semestre de 2018 pelas cidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, na Zona da Mata Mineira, Sapucaia (RJ), Chiador (MG) e Três Rios (RJ).

No projeto turístico da ONG Amigos do Trem, que tem patrocínio dos Supermercados Bramil e apoio das prefeituras locais, serão168 quilômetros, num trajeto de três horas, sempre aos fins de semana e feriados.

Destaque em reportagem do jornal Folha de São Paulo na última semana, o projeto trará desenvolvimento econômico dos municípios envolvidos, sendo o primeiro trem turístico interestadual do país, com capacidade para 800 passageiros.

A estação ferroviária de Sapucaia foi inaugurada em 20 de janeiro de 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo, e contou com a presença de Sua Majestade o Imperador D. Pedro II, sendo a última em território do Estado do Rio de Janeiro, antes de a linha cruzar novamente o rio Paraíba e retornar a Minas Gerais.