Presidente da Câmara de Sapucaia e vereadores participam do lançamento de Mapa Turístico da cidade

Com muito entusiasmo, presidente, vereadores, prefeito, autoridades e populares aguardaram a chegada do trem após evento.

Nesta quarta-feira (11/04), o Presidente da Câmara de Sapucaia, Vereador Warner Pereira Gomes (MDB), o vice- presidente, Vereador Rildo Rodrigues (MDB), a Vereadora Regina Alípio (PSB), secretária, e os vereadores Dudu Legal (PSC) e Nêga (PP), participaram do lançamento do mapa turístico da cidade ocorrido na Casa de Cultura Manoelina Vieira Francisco (antiga estação ferroviária).

Com a presença do empresário Josemo Corrêa de Mello, dos Prefeitos Fabrício Baião (Sapucaia), Walter Lavinas (Levy Gasparian) e Jorge Luiz Gomes da Costa (Volta Grande), do Coordenador Regional do Sebrae, Jorge Pinho, do Presidente da Representação Regional da FIRJAN no CentroSul, Alceir José Corrêa, da subsecretária de Turismo do Rio e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado, Nea Mariozz, da deputada federal Laura Carneiro (DEM), além de secretários, representantes da sociedade civil e populares, o evento coordenado pelo Diretor de Comunicação da prefeitura e Presidente da Comissão de Implementação Turística de Sapucaia – CITUR, Leandro Marcellino, teve objetivo de lançar o Mapa Turístico da cidade e expor o projeto turístico do Trem Rio Minas, que deve começar no segundo semestre de 2018.

Em um discurso breve o Presidente da Câmara, Vereador Warner Pereira Gomes, falou da importância do mapa, da implantação do projeto turístico, do empenho pessoal do prefeito Fabrício Baião para o desenvolvimento da cidade e agradeceu o investimento que o empresário Josemo Corrêa de Mello tem realizado para o crescimento e a geração de emprego e renda para o município.

Warner destacou ainda o apoio da deputada Laura Carneiro ao município, principalmente pela apresentação de emenda parlamentar no valor de R$ 585.000,00 (quinhentos e oitenta e cinco mil reais) já liberados pela Caixa Econômica Federal, que servirá para garantir a reforma do Complexo da Estação Ferroviária de Sapucaia, através do Programa Turismo.

De acordo com o Contrato de Repasse nº 847692/2017, publicado no Diário Oficial da União em 04 de outubro de 2017, firmado pelo município de Sapucaia e o Ministério do Turismo, a reforma custará R$ 596.700,00 (quinhentos e noventa e seis mil reais), dos quais R$ 585.000,00 (quinhentos e oitenta e cinco mil reais), são oriundos do governo federal através da emenda parlamentar apresentada pela deputada Laura Carneiro, e mais R$ 11.700,00 (onze mil e setecentos) de contrapartida da prefeitura.

Inaugurada em 20 de janeiro de 1871 pelo Imperador Dom Pedro II, a antiga estação ferroviária de Sapucaia, chamada de Estrada de Ferro Dom Pedro II, no ramal de Porto Novo, passou por uma reforma total em 2000, depois de anos em quase ruína total, sendo a última em território do Estado do Rio de Janeiro, antes de a linha cruzar novamente o rio Paraíba e retornar à Minas Gerais. Atualmente o complexo abriga a Casa de Cultura, Professora Manoelina Vieira Francisco, a Biblioteca Municipal Josino Miranda, a diretoria de comunicação da prefeitura e alguns órgãos municipais, porém em breve voltará a ser utilizada como estação ferroviária graças a implantação do projeto turístico Trem Rio Minas encabeçado pela Ong Amigos do Trem, lançado nesta data com o passeio de apresentação de alguns vagões e máquinas.

Foto: Manchete Jornal