IBGE realiza reunião sobre o Censo 2020 na Câmara Municipal de Sapucaia/RJ

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da equipe de Petrópolis realizou no ultimo dia 16 de outubro de 2019 a sua 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020, o evento aconteceu na sede da Câmara Municipal de Sapucaia.

O Censo é uma ferramenta de suma importância para nosso país, pois a operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas da sociedade, haja vistas serem as mesmas fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos.

A reunião contou com a presença de várias autoridades e funcionários do Poder Legislativo e Executivo Sapucaiense, estiveram presentes também representantes dos Correios, da Emater e da sociedade civil.

Na pauta vários temas importantíssimos para o acontecimento do recenseamento que se realizará no próximo ano, podendo destacar os seguintes Objetivos: “- Informar as autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2020; – Reforçar a importância do Censo Demográfico 2020 que servirão como base para o Fundo de Participações dos Municípios – FPM; – Informar sobre como e quando será feito o trabalho em campo, e reconhecer a equipe do IBGE; – Acompanhar as etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados; – Ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como a obter postos de coleta e locais de treinamento; e – Ajudar na divulgação do Censo para a sociedade”.

Destacou-se ainda, como serão feitos os trabalhos do Censo e a importância da parceria do IBGE a dos Órgãos dos Municípios.

Destaca-se que todo trabalho para o Censo já se iniciou desde 2016, a equipe do IBGE de Petrópolis, juntamente com as outras equipes do restante do país está se preparando para que o Censo 2020 seja um sucesso.

Por fim, é importante citar a missão do IBGE que é “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.

Equipe do IBGE de Petrópolis e representantes de Órgãos Municipais.

Os participantes do IBGE na reunião: – Coordenador do Censo do IBGE – Sebastião Carvalho; – Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas – Jorge Eduardo; – Agentes de Mapeamento e Pesquisa – Raphaelle Costa, Marcus Vinícius, Victor Navarre e Thiago Balboa.