Detran presente estará em Sapucaia no próximo sábado

Requerimento do vereador Nêga foi atendido por Vinícius Farah, presidente do órgão estadual.

Atendendo ao Requerimento do vereador Nêga (PP) apresentado na sessão plenária de segunda-feira (12/06) o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, realizará no próximo sábado (07/10) a edição do projeto Detran Presente em Sapucaia e os moradores serão os próximos beneficiados pelos serviços oferecidos nas ações do órgão estadual de trânsito.

No próximo sábado (07/10), das 9h às 16h, o mutirão levará toda a estrutura do órgão para atendimento da população. Os agendamentos já podem ser feitos no site www.detran.rj.gov.br.

O Detran Presente será na Praça Miguel Couto Filho (Árvore Grande). Mais de 80 funcionários do órgão estarão à disposição dos moradores no município.

“Tenho certeza de que os moradores de Sapucaia vão aproveitar ao máximo os serviços do Detran-RJ. Vamos levar os serviços para perto da população, carente de atendimento rápido, moderno e ágil”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

O Detran Presente foi criado há quatro meses e percorre diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão, agilizando a entrega dos serviços.  Até o momento já foram realizados mais de 38.689 mil atendimentos.

Agendamentos já estão abertos

Durante o mutirão, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.  Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros – como o licenciamento anual, emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação – precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 14 cidades, em 19 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho e Aterro do Flamengo), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói e Volta Redonda.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir a carteira.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos

Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Oficina para todos

Um dos serviços mais procurados durante a realização do mutirão é o curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.

As inscrições estão abertas no site (www.detran.rj.gov.br). Para participar os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h.

Serviço:

DETRAN PRESENTE – SAPUCAIA

7 DE OUTUBRO (SÁBADO)

Horário: 9h às 16h

Local: Praça Miguel Couto Filho (Árvore Grande)

Crédito da foto: Alexandre Simonini/Detran-RJ