Câmara promoveu Sessão Solene em comemoração aos 143 anos de Sapucaia

Realizei hoje um sonho antigo, disse prefeito ao receber Medalha das mãos do Presidente da Câmara.

A Câmara Municipal realizou na quinta-feira (7/12), sessão solene em comemoração ao aniversário de 143 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Na ocasião diversas personalidades foram homenageadas com a entrega de comendas como a medalha “Barão de Aparecida”, maior honraria entregue pelo Poder Legislativo, e também títulos de cidadania.

Dentre os homenageados estava o prefeito Fabrício Baião (PMDB), o vice-prefeito Chiquinho (PMDB), Thaís Gomes Moreira Bittar, secretária municipal de saúde e o empresário Heitor Luiz Vilela, proprietário da Paraíbuna Embalagens.

A cerimônia que reuniu centenas de convidados manteve o glamour dos tempos em que a cidade ainda se destacava por sua aristocracia cafeeira iniciada ainda no alvorecer do século XIX, porém com um toque de modernidade.

No dia 7 de dezembro de 1874, a Lei Provincial nº 2.068, assinada por Francisco Xavier Pinto de Lima, o barão de Pinto Lima, Presidente da Província do Rio de Janeiro, selada e publicada na secretaria de governo e registrada no livro competente em 09 de dezembro pelo secretário, Pedro Orstin Grimaldi Pereira do Lago, cria então a Vila da Sapucaia.

“Artigo 1° – Ficam desmembradas do Município de Magé as freguesias de Santo Antônio da Sapucaia e Nossa Senhora da Conceição da Aparecida, e do município da Paraíba do Sul, a freguesia de São José do Rio Preto, constituindo um município que terá sua sede no arraial da Sapucaia, elevado à categoria de Vila e pertencente à Câmara Municipal da Paraíba do Sul. Artigo 2° – A vila da Sapucaia terá dois tabeliães, que serão também escrivães de órfãos e execuções cíveis, e mais outros criados por lei.

Artigo 3° – Ficam revogadas as disposições em contrário”.

Em virtude de ser Santo Antônio seu Padroeiro, e da existência de grande quantidade de árvores conhecidas por sapucaias, nome originado do termo indígena Yaçapucaí, o município recebeu esse nome.

No dia 13 do mesmo mês, o barão de Pinto Lima, expediu as ordens para que no dia 28 de fevereiro de 1875, fosse então realizada a eleição dos vereadores que comporiam a primeira Câmara Municipal de Sapucaia, porém por motivos ainda não conhecidos, a Câmara reuniu-se pela primeira vez somente em 03 de abril de 1875, sob a presidência do Major José de Souza Brandão, o barão de Aparecida.